sábado, 29 de janeiro de 2011

Ana Brasil e Izabelle Valladares palestram na FLIBO

Ana Brasil e Izabelle Valladares,na Flibo, feira literária no estado da Paraíba.


A Flibo, Feira do Livro de Boqueirão, na Paraíba, que se realizará em meados de Março deste ano, contará com a presença da escritora Izabelle Valladares e da palestrante e incentivadora, Ana Brasil, agente literária, no estande da Canápe Cultural.
 Ana, que é “Destaque de 2010”, medalha dada pela Academia de Artes de Cabo Frio – RJ, que consagra os grandes profissionais da área cultural de nosso país, resalta que um bom agenciamento literário é de essencial importância para quem está se ingressando como escritor, pois é este profissinal, assim como o empresário do ramo musical, que “mostra” o escritor e suas obras para o mundo dos leitores.
A agente, ainda salienta sobre o Projeto Brasilis, concurso de Poesias e Poemas Infantis, que encerra suas inscrições no dia 31 deste mês de Janeiro e está na sua segunda edição,  reunindo em uma Antologia, os textos dos escritores escolhidos. Será lançado no segundo semestre de 2011 na Espanha, sendo aceitas poesias e poemas infantis já publicadas ou mesmo inéditas, concorrendo a prêmios e menções, além de ter a obra publicada no exterior.
Palestrando sobre o apoio ao escritor iniciante, a escritora Izabelle Valladares, autora de renome, distribuirá cerca 5 mil exemplares do manual “5 passos para se tornar um escritor”, numa iniciativa própria, com o apoio cultural da ARTPOP – Academia de Artes de Cabo Frio – RJ, e com o incentivo da Prefeitura de Boqueirão – PB, dos organizadores do evento, e da Canápe Cultural, através de Ana Brasil – (www.anabrasil.com.br).
Divulgando seu material no Estande da Canápe Cultural, Izabelle Valladares, diz que “...não poderia deixar de estar num evento como esses, incentivando todos os escritores iniciantes, ou até mesmo aqueles que gostariam de escrever um dia...” concluiu.
Valladares, grande revelação no meio literário, com algumas obras publicadas, tanto para o público Adulto, como: “A Cúpula das Vaidades(2008, Out. – Câmara de Niterói – RJ); Quem disse que só fazemos amor? (Levado à Feira de Frankfurt, na Alemanha, pela editora Austríaca Carsten and Petters.), quanto para o Infantil, nas obras: A viagem mágica de Bia e Dora, lançado no Brasil em 2010 e levado para ser lançado neste ano de 2011 em inglês e alemão, na Áustria, país do centro europeu; Também,  As aventuras continentais de Dora e Bia – Viagem à África, livro que deu origem a Viagem mágica, e que possui a história completa. Dentre tantas outras obras, como Contos e lendas que me contaram no Brasil, Os maiores crimes de todos os tempos, etc.
A escritora também é acadêmica correspondente da Academia de Letras e Artes do Estado do Acre, acadêmica honorária da Academia Rondoniense de Letras e da Academia de Letras de Goiás e portadora de vários prêmios e menções honrosas, como da Academia de Artes de Cabo Frio – RJ, na qual também é acadêmica. Premiada pela FALASP – Federação das Academias de Letras e Artes do Estado de São Paulo, ganhadora do “Gente Destaque 2010” e “Personalidade 2010”.
Organizadora do múltiplas obras, como: Ponte dos Sonhos – do Brasil para Frankfurt, obra que deu oportunidade aos novos escritores de estarem lado a lado com profissionais em um mesmo livro, Brasil, mais que um país, uma inspiração, distribuido na Feira de Guadalajara, México. Também da antologia teen: Deixa eu te contar?, lançado em escolas e escrita por adolecentes. Responsável pela parte literária da Jornada Cultural da ARTPOP, realizada todos os anos na Casa dos 500 anos, em Cabo Frio – RJ. Mediadora do livro, Vingança, prato que se come frio?, dentre outros projetos literários.
Em suas andanças por quase toda a América Latina, esbarrou com a tristeza e com a dor, com o abandono e com a injustiça, porém viu também felizes amores e muitas palavras, das quais vive agora, em com elas alça voo, no tempo que existe. Meio a este tempo, seu nome e suas obras se espalharam pelo país, chegaram às escolas, às cabeceiras das camas e cruzou os mares e fez história no “Velho Mundo”.


Por JP Soares
joaopaulofaccini@gmail.com.br

sábado, 22 de janeiro de 2011

O presidente Carlos Alberto Sousa e a primeira secretária Izabelle Valladares, tornam-se comendadores.

Caros leitores, quando comecei minha carreira no mundo das artes, sempre admirei "ao longe" os srs e sras comendadoras, cheios de medalhas e respeito, sem entender muito bem do que se tratava, mas, ciente que algum significado importante tinha naquela "pompa" toda, enfim, o ano de 2010 foi um ano ímpar  em minha vida, foi o ano que mais trabalhei e lutei com todas as minhas forças e convicções pela arte em que eu acredito.
Tamanho foi o reconhecimento desta minha dedicação , que fui convidada a ser comendadora,e com muito orgulho recebi o título juntamente com o presidente Carlos Alberto Sousa,presidente da Academia de artes de Cabo Frio,academia da qual eu visto a camisa, a ARTPOP, quando me perguntavam o que era uma comendadora, eu brincava como o "Tiririca" , não sei, mais depois que eu for eu te falo... (brincadeiras á parte) , era uma realidade, eu realmente não sabia o que era ser uma comendadora, ou receber uma comenda.


Quando começou a solenidade e a Dra.Marli  Barbara, começou a explicar  o que é ser uma comendadora e sobre a importância de uma comenda e de ser uma comendadora, confesso, que me espantei e primeiro me senti lisongeada demais e depois me senti uma ignorante,por não ver a grandeza do titulo que estava recebendo,mas, como tudo na vida tem jeito, vou explicar á vocês o que é uma comenda, um comendador, como surgiu o titulo etc,,,


Comenda é uma condecoração concedida a pessoas que se destacam em suas áreas de atuação, desde artistas, políticos a empresários .As comendas surgiram na época das cruzadas e os cavalheiros que se destacavam recebiam a comenda, era uma forma de dar nobreza a quem não havia herdado pelo nepotismo(titulo passado por grau de parentesco) um titulo de nobreza, tanto que até hoje as medalhas de comendas possuem a forma de um crucifixo ou a imagem dos mesmos representada.
 
    Dyandreia Portugal,Carlos alberto Sousa, Marly Barbara e Izabelle Valladares
    O rei ou monarca presenteava os herois, conselheiros, soldados e todos os que, através de sua coragem, honra ou outra virtude qualquer, contribuiam para o bem dos que viviam sobre as terras, através de uma ação ou conjunto de ações e comportamentos positivos. Eram-lhes oferecidos uma “comenda”, tratava-se de uma porção de terras, onde o então comendador poderia viver tranquilamente com sua família e usufruir como bem lhe conviesse, deveria defender dos invasores, mesmo que isso lhe custasse a vida. Além disso, era também comunicado a todo o mundo, através de festividades, eventos e todas as formas de tornar público, que aquela pessoa era “protegida” do rei e que todos deveriam reverenciá-la e lhe serem gratas pelos seus feitos. Essa pessoa, o comendador ou comendadora
    , passava então, a ser uma pessoa “especial” dentro da comunidade e seus pedidos nunca lhe eram negados. Outro fato interessante, é que todos os comendadores faziam um juramento, que os obrigavam entre sí, a tratarem-se com especial deferência e apoiarem um aos outros em seus empreendimentos pessoais e comerciais e de qualquer outra natureza, como verdadeiros irmãos, unidos pelo reconhecimento real do alto grau de sua honra e nobreza, como acontece até hoje em algumas irmandades como a Maçonaria.
     O tempo passou e o título de comendador deixou de referir-se ao "queridinho do rei" que ganharia terras. Entretanto, até hoje, a essência deste reconhecimento ainda perdura. Pelos seus próprios fundamentos a venda de comendas é fato inadimissível, e as instituições só devem fazer indicações de pessoas realmente merecedoras de tal homenagem, ostentar falso título em troca de simplesmente aparecer, é oportunismo descabido e as instituições que o fazem sem um fundamento plausível, ou sem conhecer a quem estão comendando, devem estar cientes da seriedade de apresentar um comendador, ou tanto um como outro, estão na contra-mão do verdadeiro significado da COMENDA. Todas as pessoas que possuem coragem, dignidade e determinação suficientes para fazer algo em prol da humanidade, e da cultura, DEVEM ser reconhecidas e os motivos para isso, são tres: O primeiro é o fato do reconhecimento e a gratidão servirem como incentivo e motivação para que este COMENDADOR, lembrando que essa denominação traduz alguém de caráter e coragem diferenciados, por fazerem o bem e não apenas se preocuparem com seu próprio umbigo, se mantenham firmes em suas convicções e atitudes, buscando o melhor para todos. O segundo é que não é suficiente apenas agradecer. Deve-se também fazer com que sejam mostradas ao mundo como EXEMPLOS. Ao tornar público o mérito de um comendador, eles acabam por influenciar e despertar em outros seres humanos o desejo de contribuirem para a vida, para a defesa dos direitos aos seres vivos e a busca pela justiça e proteção aos mais fracos. E por último, não basta erguer o nariz com ar de nobreza e esquecer que ser comendador, antes, era para cuidar de terras e hoje, é para cuidar de pessoas e de ações”, é indiscutível que a somatória de forças é condição essencial para a vitória de qualquer batalha. A junção das virtudes de pessoas com o reconhecimento atribuido a um comendador, torna-se uma arma poderosa nos meios sociais, politicos e economicos, na busca do bem estar da humanidade. 
    Enfim, poucas instituições no Brasil são legalmente autorizadas a dar comendas, por ser algo de enorme valor, e a ABD é uma dessas associações. com reconhecimento internacional. Assim senhores e senhoras, penso que ficou claro o significado de ser um comendador. Quão interessante seria se tivéssemos sobre a terra um grande número de COMENDADORES, o mundo com certeza seria bem melhor! 
    Enfim...Estou muito orgulhosa de ser uma comendadora, desejo honrar e respeitar o titulo a mim concedido e vamos que vamos!

sexta-feira, 21 de janeiro de 2011

Acadêmica da ARTPOP Kátia Pino, premiada pelo Sesc

Caros amigos e afins: saiu a COLETÂNEA DO PRÊMIO SESC-DF DE CONTOS INFANTIS MONTEIRO LOBATO - EDIÇÃO 2009. O conto infantil HEITOR E O DRAGÃO está  classificado em 13º lugar é de nossa acadêmica Kátia Pino. A edição está um luxo! Muito bem cuidada, com ilustrações caprichadas, muito coloridas e divertidas.

É muito bom ver o trabalho de nossa confreira  trabalho circulando pelo Brasil afora.


segunda-feira, 17 de janeiro de 2011

Divulgando antologia de Izabelle Valladares

Faltam poucos dias para a seleção desta antologia!

Convite para o livro para a Feira da Argentina





Caros acadêmicos, escritores e poetas, tenho o prazer de lhes convidar para participar da segunda antologia de contos,poesias,crônicas  para o livro que será apresentado a algumas editoras,distribuido entre os autores e levado para a feira do livro 2011,, em Buenos Aires-  Argentina, com o apoio cultural da academia de letras de Goiás, e parceria com poeta e cônsul do Poetas Del Mondo Rodrigo Poeta e a antologista e escritora Izabelle Valladares.

O livro será entregue a algumas editoras nacionais e algumas internacionais.
A feira ocorrerá no dia 26 de abril de 2011,mas o livro será lançado aqui no Brasil, o valor para participação dos escritores selecionados é de R$ 30,00 (trinta reais) na categoria poesia, R$50,00 (cinquenta reais) na categoria conto.

Cada participação já recebe um exemplar de direitos autorais, e caso haja , interesse de alguma editora em fazer a segunda edição da obra, cada participante terá direito á 8% do valor da obra cooperativado.

(O limite de caracteres nos contos e crônicas é de 9.000, não serão aceitos textos de cunho sexual, ou que ofendam qualquer religião, ou com termos de baixo calão.

Cada participante pode enviar até 5 obras para participar e cada texto, corresponderá ao ganho de um exemplar .

Os textos deverão ser enviados para o email info-alg@bol.com.br (A/C de Agnes castro)  ou poesiarte@hotmail.com (A/C de Rodrigo Poeta) ouantologia@izabellevalladares.com.br juntamente com foto do artista, preferencialmente em preto e branco, mini biografia de até 40 palavras, nome artístico,  que deverá aparecer na obra,a data para envio dos textos é até o dia 1 de fevereiro de 2011, devido ao prazo para a confecção e remessa da obra.

O resultado sairá no dia 10 de fevereiro, neste blog e no blog da escritora Izabelle Valladares e no blog Poesiarte.blogspot.com.br

(A capa e o título serão decididos em reunião e divulgados em poucos dias)

Não perca esta oportunidade de estar divulgando seu trabalho e estar mostrando seu talento artístico para o mundo.

A organização do livro é de Izabelle valladares, e o livro conta com a revisão de Claudionor Aparecido Ritondale e a apresentação de Ceiça Esch e contra-capa de Dyandreia Portugal.

domingo, 16 de janeiro de 2011

Artpop em divulgação nacional




http://www.correiodearaguari.com/correio/index.php?option=com_content&task=view&id=3432&Itemid=37

Literata Araguarina
versão para impressãoenviar por e-mail
14-Dez-2010
Nívea Sabino < niveaveiga@hotmail.com>

A araguarina Nívea Sabino tomou posse na Academia de Artes de Cabo Frio.

A escritora foi indicada pela acadêmica Izabelle Valladares.  A solenidade de posse foi realizada no dia 4 de dezembro, às 14h00min, na Casa dos 500 Anos, Rua Coronel Ferreira, 141, Portinho, Cabo Frio, no Rio de Janeiro.

Na ocasião, Nívea Sabino relançou seu livro ABANTESMA, CONTOS NATURAIS E SOBRENATURAIS, que teve a primeira edição esgotada. Houve também o lançamento do livro BRASIL MAIS QUE UM PAÍS UMA INSPIRAÇÃO, antologia voltada para as regiões brasileiras com destino à Feira do Livro de Guadalajara, no México, em que participa com o Conto ECOS DA IMPUNIDADE.

Nívea Sabino participou da Antologia Pontes dos Sonhos 1, organizada pela escritora Izabelle Valladares, que foi divulgada na feira de Frankfurt, na Alemanha, e está percorrendo toda a Europa.

A contista araguarina tem seus textos publicados em várias antologias de contos: Imitação da Vida - Contos selecionados (CBJE), Seleta de Contos de Grandes Autores Brasileiros; Na linha do tempo Contos Selecionados – Autores Brasileiros Contemporâneos; Os mais belos textos de Natal - edição 2010; Antologia de Contos Criadores e Criaturas; Eldorado Coletânea de Poemas, Crônicas e Contos vls XIX e XX, Quem disse que só fazemos Amor? Manual de sobrevivência das mulheres na selva do homem moderno (Organizada pela Ativista Cultural e escritora Izabelle Valladares; Antologia Vingança - participação com o Conto Vingança Além da Vida. Ainda com o Conto A Casinha Da Rua Avaré, em que participa do livro Tesouros Brasileiros, que seguirá para o Cairo - Egito.

É Araguari se destacando no mundo literário.

sábado, 15 de janeiro de 2011

Antologia "Destinos, histórias reais para aquecer um coração"


"Destino não é uma questão de sorte, mas uma questão de escolha; não é uma coisa que se espera, mas que se busca." (William Jennings Bryan)



"Quem nunca disse ou a si mesmo ou a um amigo escritor...Minha história dá um livro???
E serão estas pessoas que escreverão a antologia Destinos " Histórias de coragem" , histórias reais de pessoas que em algum momento da vida tiveram que fazer escolhas que mudaram totalmente seus rumos, ou que estavam na hora certa e no lugar certo, ou que mudaram a vida de pessoas ou que uma atitude de segundos mudou o curso de sua história ou da história de alguém.

Quem nunca se viu em uma longa estrada da dúvida, pensando, paro? ou sigo em frente?Faço meu caminho? ou deixo que façam o caminho por mim?


Serão histórias reais, de escritores ou de ouvintes, contadas em primeira pessoa com emoção,
 ou com desabafo, seja de dor ou de alegria.
Espero que este tema tão surpreendente também mude nossos destinos literários, conto com a participação de vocês e com muita alegria e honra, informo que ontem, no congresso de feiras internacionais o tal "Destino" me fez conhecer o acreano João Leite, Presidente da academia de letras e artes do Estado do Acre que se interessou muito por meu trabalho, e por minha ação junto as entidades de cultura e decidiu me apoiar nesta antologia, captando escritores comigo...Isso também já dá uma história né?
Pois bem, aguardo seus textos, o prazo não é muito longo, pois temos o livro de Buenos Aires e temos o livro Vingança 2 na sequência e logo depois embalamos para a feira de Frankfurt e para primeira antologia da ARTPOP. Vamos que vamos? 








REGULAMENTO.
1) DA PARTICIPAÇÃO

1.1. A antologia Destinos "Histórias reais de coragem que aquecem um coração" é promovida pela escritora e antologista Izabelle Valladares com o apoio cultural da Academia de letras e artes do estado do Acre.
1.2. Poderão participar da antologia todas as pessoas físicas residentes legais no Brasil, bem como brasileiros residentes no exterior. Também poderão participar da Antologia escritores de outras nacionalidades, desde que a língua mater seja a língua portuguesa.

1.3. Das características da antologia: A Antologia Destinos  receberá única e exclusivamente contos em primeira pessoa cujo tema seja histórias reais de pessoas que mudaram seus destinos em algum ponto de suas vidas,seja  esta mudança realizada ou não, sendo que a criatividade e imaginação do escritor darão o toque e estilo ao trabalho.

1.4. Poderão participar da antologia autores com mais de dezoito anos. Aqueles que forem menores de idade poderão se inscrever mediante autorização por escrito de um responsável legal, acompanhada de fotocópia do original de documento de identidade do mesmo para conferência e registro de inscrição.

1.5. A participação se dará no sistema de cotas, sendo que cada autor deverá proceder ao pagamento de R$250,00, em duas  parcelas.
1.6. Serão selecionados, ao todo, trinta participantes, que receberão um total de a 10 exemplares da Antologia Destinos, sendo que um exemplar será a título de direitos autorais para essa primeira edição.

Os organizadores produziram 200 exemplares a mais e dividirá o lucro em sistema cooperativado com os autores após as vendas e distribuindo-os nas livrarias.

Especificação do Produto:

Título: destinos
Formato: 21X23 mm (fechado) (Tamanho maior que o padrão)



1.7. A presente antologia Vingança é uma promoção da escritora Izabelle Valladares  e tem como finalidade estimular a produção de contos, formação e divulgação de novos autores em âmbito nacional e internacional.
2) DA ACEITAÇÃO DOS CONTOS

2.1. Serão aceitos apenas contos inéditos em língua portuguesa, de temática pertinente a antologia, com limite de dez mil caracteres com espaços, em formato A4, espaços de 1,5 entre linhas, fontes times ou arial tamanho 12, acompanhados dos dados de inscrição que constam no parágrafo 5.5 desse regulamento.

2.2. Não serão aceitos fanfics nem contos que pertençam ao universo de personagens já existentes criados por outro autor.

2.3. Os contos devidamente formatados deverão ser enviados a/c de Izabelle valladares, ou João Leite para o email 
escritora@izabellevalladares.com.br ou  academiaacre@yahoo.com.br  junto com os dados de inscrição e demais documentos de autorização (no caso de menores de idade).

2.4. Os contos inscritos deverão contemplar, obrigatoriamente, os seguintes elementos:

(a) narrativa em primeira pessoa ou terceira pessoa;

(b) temática da antologia (vingança), sendo que o tratamento dado ao tema será de exclusividade de cada autor.

(c) não ultrapassar o limite de 8000 caracteres com espaços.

2.5. Caso o autor deseje que seu conto tenha mais do que o espaço reservado de 10,000 caracteres ele terá a opção de adquirir o valor de duas cotas, assim podendo ampliar seu espaço na antologia. Os procedimentos são os mesmo citados no item 1.5 desse regulamento.
3) NÃO SERÃO ACEITOS CONTOS QUE:

(a) possam causar danos a terceiros, seja através de difamação, injúria ou calúnia, danos materiais e/ou danos morais;histórias fictícias

(b) contenham dados ou informações racistas ou discriminatórias;

(c) tenham a intenção de divulgar produtos ou serviços alheios aos objetivos da antologia ou que tenham qualquer finalidade comercial;

(d) façam propaganda eleitoral ou divulguem opinião favorável ou contrária a partidos ou candidatos;

(e) tenham sido produzidos por terceiros;

(f) que não venham formatados nas normas estabelecidas por esse regulamento e descritas no item 2.1.

4) DOS CONTOS INSCRITOS

4.1. Os contos inscritos serão analisados e selecionados mediante avaliação de profissionais nomeados pela organização da Antologia, cujas decisões serão soberanas e irrecorríveis. A avaliação se dará com base nos seguintes critérios:
(a) criatividade e originalidade do enredo;
(b) adequação do enredo ao universo ficcional do livro
(c) impacto do conto e qualidade dos recursos narrativos utilizados.

4.2. Ao se inscrever na Antologia Destinos o autor autoriza automaticamente a veiculação de seu conto, sem ônus para a organizadora,nos meios de comunicação existente ou que possam existir com a intenção de divulgar a antologia.
5) SOBRE AS INSCRIÇÕES:

5.1. As inscrições para a Antologia Destinos serão abertas às 24h00min do dia 15 de janeiro de 2011 e encerradas em 15 de fevereiro  de 2011, no formato e padrão já descritos, sendo que a partir desse momento o prazo para publicação é até 15 de junho de 2011, podendo ser lançada antes desta data na Câmara Municipal de Niterói. As inscrições só poderão ser feitas pelo e-mailescritora@izabellevalladares.com.br ou academiaacre@yahoo.com.br
5.2. Inscrições por e-mail: o candidato deve enviar, anexado a uma mensagem eletrônica, o arquivo (doc) contendo seu texto para o endereço 
escritora@izabellevalladares.com.br  ou  academiaacre@yahoo.com.br  No corpo da mensagem, o autor deverá fornecer as outras informações exigidas por este regulamento para que se efetue a inscrição.

5.3. Um determinado conto poderá ter mais de um autor, num número limite de dois. Um determinado autor poderá participar da antologia com mais de um conto, desde que observado o parágrafo 1.5 e 2.5 desse regulamento.

5.4. As inscrições são gratuitas.

5.5. Para participar os candidatos deverão, além de enviar um ou mais contos de acordo com as regras estabelecidas neste regulamento, fornecer as informações a seguir:
(a) nome completo do autor do conto e de seu responsável legal(se for menor de idade);
(b) data de nascimento;
(c) número do documento de identidade pessoal e do responsável legal(se for menor de idade);
(d) endereço físico e eletrônico, completo e legível;

(e) telefone fixo e celular;

(f) informação de onde e como ficou sabendo da antologia;

(g)  biografia de no máximo cinco linhas para cada autor. No caso de contos com dois autores o espaço deverá ser dividido entre ambos.

5.6. Só serão aceitas inscrições através dos procedimentos previstos neste regulamento. Os dados fornecidos pelos participantes, no momento das inscrições, deverão estar corretos, claros e precisos. É de total responsabilidade dos participantes a veracidade dos dados fornecidos à organização da Antologia Vingança
5.7. Em caso de fraude comprovada, o conto será excluído automaticamente da antologia.
6) OUTRAS INFORMAÇÕES

6.1. Dúvidas relacionadas a esta antologia e seu regulamento poderão ser enviados para o e-mailescritora@izabellevalladares.com.br

6.2. Todas as dúvidas e casos omissos neste regulamento serão analisados por uma comissão composta pela equipe organizadora e sua decisão será irrecorrível.

6.3. Para todos os efeitos legais, os participantes do presente Antologia Destinos declaram serem os legítimos autores dos contos inscritos e garantem o ineditismo dos mesmos, isentando organizadora de qualquer reclamação ou demanda que porventura venha a ser apresentada em juízo ou fora dele.

6.4. A organizadora , reserva-se o direito de alterar qualquer item desta Antologia, bem como interrompê-la, se necessário for, fazendo a comunicação expressa para os participantes.

6.5. A participação nesta Antologia implica na aceitação total e irrestrita de todos os itens deste regulamento.